Um menino de 12 anos deu, na quarta-feira, o seu 'primeiro' concerto e logo no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), conhecido como Amadora-Sintra e uma das maiores unidades hospitalares do país.
Nas redes sociais, o Amadora-Sintra partilhou fotos e vídeos do espetáculo, presenciado por várias dezenas de pessoas, entre os quais médicos e outros profissionais de saúde, assim como a mãe do 'pianista', que "não conseguiu conter as lágrimas de emoção" perante este momento tão "inesperado e mágico".
"Ruan Guilherme Monteiro, um menino de 12 anos, acompanhava a mãe, Elissana Pinheiro, para a marcação de uma consulta. Enquanto aguardavam pelo atendimento, Ruan fixou o olhar no piano colocado no átrio principal do hospital. Sem hesitar, aproximou-se, sentou-se no banco e começou a tocar, cativando de imediato todos os presentes e aqueles que por ali passavam. Profissionais de saúde, utentes e familiares ficaram paralisados ao ouvir as músicas e os acordes que saíam do piano e das pequenas mãos de Ruan", começa por contar o HFF no Facebook.
Na mesma publicação, o hospital revela que a criança, que é estudante do 7º ano na Escola Secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora, não tem qualquer formação musical, aprendeu a tocar sozinha, sem ajuda de professores, através de tutoriais no YouTube e de um pequeno órgão oferecido recentemente por um tio.
"Um momento espontâneo extraordinário, cheio de magia para mostrar que o HFF, da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra é muito mais que uma unidade de prestação de cuidados. Este hospital é um espaço de proximidade, onde a saúde se mistura com a arte e o talento", realçou o hospital, deixando um convite ao menino: "Ruan, o piano estará sempre à tua espera!"
Leia Também: Ministra ainda não tem um plano para o Hospital Amadora-Sintra