Nove pessoas, entre os 20 e os 52 anos, foram detidas nas freguesias de Marvila, Parque das Nações e Olivais, por posse de arma proibida/ilegal e tráfico de estupefaciente, pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão de Investigação Criminal.
Em comunicado enviado às redações, a PSP indica que foram executados 22 mandados de busca e apreensão domiciliários, esta segunda-feira, 30 de dezembro, no âmbito "de uma operação especial de prevenção criminal" - a operação Acervo Ilícito.
Na sequência das detenções por posse de armas foram apreendidas uma arma de fogo de calibre 6.35mm, um bastão extensível, uma soqueira, uma faca de grandes dimensões, uma faca de abertura automática, três réplicas de arma de fogo e dezenas de munições e cartuchos.
Em virtude dos detidos por tráfico de droga, foram apreendidas 130 doses de haxixe, 48 doses de cocaína, 125 doses de ecstasy, 40 doses de liamba, uma balança e material de acondicionamento, 1140 euros em numerário e ainda 21 garrafas de óxido nitroso.
A operação foi planeada em estreita coordenação com o Ministério Público e com o Juíz de Instrução Criminal, "após análise de dezenas de ocorrências com registo de posse e uso de armas ilegais e proibidas", pode ler-se na nota.
Os detidos serão presentes ao tribunal competente para aplicação das medidas de coação e instauração de inquérito criminal.
Leia Também: PJ detém homem que esfaqueou outro por "motivos fúteis"