Adília Lopes "deu-nos uma visão alternativa do que é a poesia"

Poetisa morreu esta segunda-feira, aos 64 anos.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
31/12/2024 10:13 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

País

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu esta terça-feira à morte de Adília Lopes, considerando que a escritora foi "única" e marcou várias gerações.

 

"Desde os primeiros livros, na década de 1980, que Adília Lopes estendeu o conceito do poético na poesia portuguesa contemporânea, jogando, de forma lúdica ou sofrida, com o trivial, o confessional, o falsamente inocente, o humorístico, o desarmante e até o perverso, não deixando de manter uma mundividência mais benevolente do que céptica, e jamais cínica", pode ler-se numa nota publicada hoje no site da Presidência da República.

Adília morreu na segunda-feira, aos 64 anos de idade. Para Marcelo, "havia nos seus versos e nas suas anotações diarísticas uma dimensão de divertimento e um subtexto de desamparo que a tornaram única na sua geração e em qualquer geração".

O chefe de Estado considera ainda que a poetisa "teve uma vida tão intensa quanto discreta" que graças a esse seu "aparente prosaísmo deu-nos uma visão alternativa do que é a poesia".

Adília Lopes é o pseudónimo literário da poetisa, cronista, tradutora e documentalista Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, nascida em Lisboa em 20 de abril de 1960, segundo a biografia publicada pelo Centro de Documentação de Autores Portugueses, da Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Leia Também: Ana Bola lamenta morte da poetisa Adília Lopes. Tinha 64 anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas