A Força Aérea revelou que identificou "três navios com registo russo a cruzar a Zona Económica Exclusiva portuguesa", durante a manhã desta quinta-feira.
Segundo a autoridade, as embarcações em causa são os navios Baltic Leader, Sparta II e o petroleito General Skobelev, que se deslocavam de Norte para Sul.
"Esta operação insere-se numa missão de patrulhamento com o propósito de garantir a proteção e a integridade do espaço marítimo sob jurisdição nacional", explicou a Força Aérea.
Na nota, a autoridade frisou que "o reforço da vigilância no espaço estratégico de interesse nacional visa assegurar uma monitorização constante e rigorosa das movimentações na área, contribuindo para a segurança das águas sob responsabilidade portuguesa".
Esta foi a primeira missão do ano a envolver a monitorização de navios provenientes de países não pertencentes à aliança transatlântica NATO.
Três navios russos BALTIC foram identificados e acompanhados, esta manhã, pela Força Aérea durante uma missão de patrulhamento destinada a garantir a proteção e integridade do espaço marítimo sob jurisdição nacional.
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) January 2, 2025
Saiba mais em: https://t.co/ERdABOMFD0 pic.twitter.com/jhWw3cFvcZ
Leia Também: Força Aérea realizou "complexa missão" entre ilhas na Passagem de Ano