Loures, Vila Franca de Xira e Santa Maria, em Lisboa, são os hospitais que, este sábado de manhã, estão com tempos de espera mais prolongados para o atendimento nas urgências, superando todos as três horas, segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) dedicado aos tempos médios de espera.
De acordo com este portal do SNS, consultado pelo Notícias ao Minuto, o tempo de espera mais prolongado, por volta das 9h00 deste sábado, era no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que apresentava um tempo de espera de nove horas e seis minutos na urgência geral, com 33 pessoas em fila. Recorde-se que o tempo de espera recomendado para doentes urgentes é de 60 minutos.
Ainda no distrito de Lisboa, o Hospital de Vila Franca de Xira apresentava um tempo de espera de sete horas e 56 minutos para doentes urgentes.
Na capital, o Hospital de Santa Maria registava, por volta da mesma hora, um tempo de espera de sete horas e 37 minutos, com 15 pessoas em espera, mas o tempo diminui para os doentes muito urgentes, com uma espera de duas horas e 37 minutos.
Os hospitais Garcia de Orta (cinco horas e 52 minutos), em Almada, Santo André (quatro horas e 17 minutos), em Leiria e São João (três horas e 51 minutos), no Porto, também falhavam, esta manhã, o tempo de espera recomendado, estando todos acima das duas horas de tempo de espera para doentes urgentes.
Sete serviços de urgência fechados no sábado e cinco no domingo
Sete serviços de urgência vão estar encerrados no sábado, e cinco no domingo, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, de acordo com as escalas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), disponíveis online.
O Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, vai ter a urgência de Ginecologia e Obstetrícia fechada no sábado, assim como a de Pediatria, o mesmo se passando com a urgência de Obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e da mesma especialidade no Garcia de Orta, em Almada, além da Ginecologia.
O Hospital de Santo André, em Leiria, vai ter igualmente encerrada a urgência de Ginecologia e Obstetrícia. No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, não funcionará a urgência de Pediatria.
No total, estarão 188 urgências abertas.
No domingo, estarão encerrados cinco serviços de urgência nestas especialidades: Garcia de Orta (Almada), Hospital do Barreiro (também em Pediatria), Hospital de Torres Vedras (Pediatria), Setúbal (Obstetrícia) e Leiria (Ginecologia e Obstetrícia).
A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).
Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).
Leia Também: Hospitais da região de Lisboa com maior procura de serviços de urgência