A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha juntaram-se para emitir um alerta, esta terça-feira, para a chuva e rajadas de vento que se vão fazer sentir em Portugal continental nos próximos dois dias.
O período em que se vai registar um "agravamento considerável" das condições meteorológicas será entre as 00h00 de quarta-feira e as 18h00 de quinta-feira.
Para essa altura, as autoridades preveem uma agitação marítima com "ondulação de quadrante Oeste-Noroeste" com ondas que podem variar entre os sete e os 13 metros de altura e rajadas de vento que podem atingir os 135 quilómetros por hora.
Perante este cenário, a AMN e a Marinha alertam a população para ter cuidados redobrados junto a zonas costeiras e deixam alguns conselhos como "evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima", para diminuir o risco de ser surpreendido por uma onda, não praticar a atividade de pesca lúdica e reforçar a "amarração e manter uma vigilância apertada" das embarcações atracadas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também já tinha avisado que todos os distritos do país vão estar a partir das 09h00 de quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada.
Os distritos de Lisboa, Bragança Guarda, Leiria, Castelo Branco e Coimbra vão estar sob aviso amarelo até às 15h00 e Viseu, Évora, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Beja, Aveiro, Portalegre e Braga até ao final do dia.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Fortes chuvas inundam Meca e Medina na Arábia Saudita. Há imagens