O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dois distritos de Portugal continental sob aviso laranja na quarta-feira, 8 de janeiro, devido à chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada.
Em causa estão os distritos de Braga e Viana do Castelo. O aviso estará em vigor entre as 06h00 e as 09h00 e passa depois a amarelo. Os restantes distritos vão estar também sob aviso amarelo até ao final do dia.
Inicialmente, o IPMA tinha emitido aviso amarelo para todos os distritos do continente na quarta-feira.
Para amanhã, o IPMA prevê "períodos de chuva na região Norte, estendendo-se à região Centro a partir do meio da manhã, sendo persistente no Minho". É ainda esperado "vento forte no litoral Norte e Centro e nas terras altas".
Face a esta previsão, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil já emitiu diversos alertas e recomendações. De realçar que há a "possibilidade de inundações rápidas, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem", bem como de "inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis". Podem ainda ocorrer "inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem" e "dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis".
Além disso, a Proteção Civil avisa ainda para "fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência", "piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água" e "danos em estruturas montadas ou suspensas".
A Proteção Civil recomenda assim a "limpeza e desobstrução de ralos, sarjetas e sistemas de drenagem", a "limpeza de algerozes e caleiras", o "reconhecimento de áreas propensas a inundações e identificação de potenciais perigos em caso de precipitação intensa", a "fixação de estruturas soltas em caso de vento forte, evitando riscos de queda de materiais" e que "adapte a condução", reduzindo a velocidade, com "especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias".
Leia Também: Chuva forte e trovoada deixam todo o país a 'amarelo' na quarta-feira