Com o nome do psiquiatra Daniel Sampaio, a nova unidade, com uma área total de 654 metros quadrados (m²), vai funcionar no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, adianta em comunicado a ULS Santa Maria, referindo que o investimento foi realizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
A Unidade Psiquiátrica Integrada para Adolescentes Daniel Sampaio integra três valências: Consulta Externa, Hospital de Dia e a Unidade de Internamento.
Segundo a ULS, os mais de 500 m² da Unidade Internamento, que conta com 11 camas, distribuídas em quatro quartos, priorizam espaços comuns e terapêuticos.
O Hospital de Dia, com 111 m², conta com três gabinetes de consulta, um dos quais partilhado com a Unidade de Internamento, uma sala para terapias de grupo e espaço adequado para atividades familiares.
Para o presidente da ULS Santa Maria, Carlos Martins, a Unidade Psiquiátrica Integrada para Adolescentes Daniel Sampaio constitui "um marco importante na ampliação do atendimento especializado em Saúde Mental na Região de Lisboa" e reforça "o compromisso com a resposta aos utentes mais jovens" numa área prioritária para a instituição e para o Serviço Nacional de Saúde.
A co-coordenadora da Unidade, Nazaré Santos, realça, por seu turno, que a nova unidade apresenta uma proposta inovadora, pela integração funcional do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental e do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência da ULS Santa Maria, e "irá proporcionar aos profissionais uma área comum que potencia sinergias entre os diferentes saberes e promove a coesão da equipa".
A Unidade contará com uma equipa multidisciplinar, que inclui psiquiatras, psiquiatras da infância e da adolescência, enfermeiros, psicólogos, assistente social, psicomotricista, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, nutricionista, técnicos auxiliares de saúde e assistentes técnicos.
Leia Também: Vagas e internatos reforçam ULS do Oeste com mais de meia centena de médicos