Sindicato preocupado com a saída de 20 profissionais do Público

O programa de rescisões no jornal Público resultou na saída de 20 trabalhadores, a maioria jornalistas, o que deixou a Direção do Sindicato dos Jornalistas preocupada com a "degradação das condições de trabalho no jornal".

Notícia

© iStock

Lusa
10/01/2025 12:27 ‧ há 4 horas por Lusa

País

Jornalistas

Ainda que o programa tenha sido voluntário, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) vê "na adesão expressiva" às rescisões, um "grito de revolta e a expressão da vontade de abandono da profissão por parte de muitos jornalistas".

 

A administração do jornal justificou este processo com o objetivo de reduzir a despesa com remunerações, de forma a garantir a viabilidade económica da publicação num contexto de redefinição do modelo de negócio dos media.

Em resposta às declarações da administração, o SJ alerta que "por muitas mudanças tecnológicas que impactem os media, o jornalismo só se faz com jornalistas e que não é a descartar quem faz o trabalho que se consegue melhor trabalho e que o caminho deve ser do investimento, não de cortes".

O sindicato diz ainda que este é "mais um sinal de alerta" numa classe que tem sofrido com "sucessivos cortes, tantas vezes cegos, que fragilizam o jornalismo, os jornalistas e a sociedade portuguesa".

Leia Também: Marcelo critica situações nos media em que culpa "morre solteira"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas