Duarte da Costa deixa Proteção Civil "dentro de breves dias"

O brigadeiro-general José Duarte da Costa vai deixar a presidência da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) "dentro de breves dias", confirmou hoje o próprio na Guarda. 

Notícia

© Global Imagens

Lusa
10/01/2025 13:36 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Proteção Civil

José Duarte da Costa participou na cerimónia de assinatura do contrato de consignação da remodelação do antigo edifício da Associação Comercial para acolher o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.

 

Na ocasião disse ser, "provavelmente, a última [vez] nestas funções" porque irá "assumir um novo desafio dentro de breves dias".

No final da sessão, Duarte da Costa afirmou à agência Lusa: "Sou um soldado e quando quem me tutela, seja de que Governo for, me põe à disposição uma nova missão eu aceito-a. A vida faz-se de missões e eu estou pronto para cumprir esta nova missão".

O ainda presidente da ANEPC considerou ainda que a sua missão na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil "foi cumprida".

"Deu-me muito gozo e deixou-me marcas para a vida, aliás esta obra [sede do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela] será uma delas", referiu.

"Saio com gosto por aquilo que fiz e com gosto por aquilo que vou assumir a breve prazo", acrescentou, escusando-se a adiantar qual vai ser o seu futuro. "Até estar definido por quem de direito, não me permito tomar a iniciativa de dizer qual é essa missão".

Duarte da Costa assumiu a presidência da ANEPC a 20 de novembro de 2020, tendo sido nomeado pelo então ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. 

Antes, tinha sido comandante nacional do Comando Nacional de Operações de Socorro da ANEPC desde maio de 2018. 

Este era um dos três anos da sua segunda comissão de serviço. No final de dezembro, o "Diário de Notícias" noticiou que José Duarte da Costa vai integrar a equipa de suporte à candidatura de Portugal a membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, como conselheiro para a Proteção Civil e Catástrofes junto da embaixada portuguesa nas Nações Unidas.

Leia Também: Proteção Civil registou 245 ocorrências até às 14h00 devido ao mau tempo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas