Um indivíduo foi detido, em flagrante delito, por "usurpação de funções e burla", no concelho do Entroncamento, pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Operacional X – Santarém, da Unidade Regional do Sul.
De acordo com uma publicação na sua página do Facebook, a autoridade revelou que o detido "se fazia passar por inspetor da ASAE", estando a atuar "sozinho" num "estabelecimento de restauração e bebidas" e "tinha como prática habitual a vantagem monetária com elevadas quantias".
Estas "elevadas quantias" eram pedidas para "não aplicar coimas por situações financeiras fictícias", de forma a "ludibriar os operadores económicos", revelou a ASAE, acrescentando que, depois da detenção, o indivíduo "foi conduzido a tribunal para interrogatório".
Na publicação, a ASAE deixou o alerta para "esta prática cada vez mais recorrente de usurpação de funções e burlas" que são realizadas por pessoas "que se fazem passar por inspetores" e que utilizam "meios ilícitos e situações fictícias" para "obter vantagens económicas de forma fraudulenta".
As recomendações da ASAE:
- "As ações de fiscalização da ASAE são realizadas, sempre, por brigadas compostas, no mínimo, por dois inspetores devidamente identificados com carteira profissional contendo cartão e crachá de identificação;
- Nunca é exigido qualquer pagamento imediato de coimas, durante ou após a fiscalização;
- Caso haja lugar a coimas, o operador económico será devidamente notificado posteriormente, de forma formal, para efetuar o pagamento;
- Nunca deverá efetuar pagamentos em direto a qualquer pessoa que se faça passar por inspetor da ASAE".
Leia Também: Inspetor nega ter divulgado dados da ASAE em entrevista televisiva