O Metropolitano de Lisboa vai abrir três estações às pessoas em situação de sem abrigo, durante as próximas duas madrugadas, devido ao frio extremo que se faz sentir há vários dias em Portugal Continental.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a transportadora revela que durante a madrugada de dia 18 de janeiro e durante a madrugada de dia 19, as estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio vão estar abertas no período noturno, para permitir que os sem-abrigo possam ali pernoitar.
Na estação de Santa Apolónia estará aberta a entrada da zona norte, no passeio junto ao edifício da estação. No Oriente a entrada faz-se pelo portão do lado Tejo/centro comercial e no Rossio pelo portão da Praça da Figueira.
A decisão foi tomada, segundo o Metro, "em estreita articulação com a Câmara Municipal de Lisboa", no âmbito de um "conjunto de medidas destinadas a assegurar o cumprimento do Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo, em resposta às condições de frio extremo que atualmente se fazem sentir na cidade de Lisboa".
A transportadora adianta que adicionalmente, será realizada a distribuição de 'kits Metro', compostos por um cobertor e um gorro, nas estações indicadas, de forma a proporcionar um maior conforto aos utilizadores das estações durante a noite.
O Metropolitano de Lisboa diz ainda que, em articulação com a Polícia Municipal, vai reforçar as ações de vigilância e limpeza nas estações que permanecerão abertas.
Leia Também: Gondomar abre pavilhão para acolher sem-abrigo devido ao frio