Mau tempo? Danos em rua na cidade da Horta leva escola a suspender aulas

A Escola Básica e Integrada do 1.º Ciclo (EB 1/JI) da Vista Alegre, na Horta, Açores, está hoje fechada devido a danos causados pelo mau tempo na única via rodoviária de acesso ao estabelecimento, segundo a direção.

Notícia

© iStock

Lusa
20/01/2025 10:42 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Açores

O presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Integrada da Horta (que abrange a EB 1/JI da Vista Alegre), Hildeberto Peixoto, disse à agência Lusa que a escola suspendeu hoje as atividades letivas porque, devido ao mau tempo "que ocorreu na madrugada de sábado para domingo, com muita chuva, a calçada do único acesso à escola abateu em algumas zonas" e as viaturas não conseguem transitar.

 

O troço foi encerrado ao trânsito no domingo pela Proteção Civil Municipal da Horta, na ilha do Faial, no grupo Central dos Açores.

Hildeberto Peixoto, que no domingo esteve no local com os elementos da Proteção Civil Municipal, indicou que o acesso à escola no dia de hoje teria de ser feito por um percurso alternativo, mas "a caminhada era longa", para as mais de 100 crianças com idades entre os 3 e os 9 anos, e a previsão do estado do tempo para hoje "não era boa".

Assim, a direção da escola decidiu suspender as atividades letivas e retomá-las na terça-feira, "porque o edifício não tem nenhum problema, mas sim o acesso".

"À partida, amanhã [terça-feira], as aulas já vão decorrer normalmente. Os pais vão usar o recinto do antigo centro de saúde para [inverterem a marcha dos veículos e] deixarem os alunos [junto da escola]", explicou Hildeberto Peixoto à Lusa.

A Câmara Municipal da Horta publicou no domingo um edital na sua página da Internet a informar que, "por motivo dos danos estruturais causados pela chuva intensa de 18 de janeiro [sábado], o trânsito automóvel será condicionado na Rua da Vista Alegre, entre o entroncamento com a Rua Professor Frederico Machado e o cruzamento com a Rua 5 de Outubro, até que sejam repostas as condições de segurança".

As nove ilhas dos Açores estão sob avisos laranja e amarelo, devido aos efeitos da depressão Garoe que, segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deverá continuar a sentir-se até terça-feira.

As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão hoje sob aviso laranja devido ao vento até às 17:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e, devido à agitação marítima, até às 20:00.

Flores e Corvo estão também sob aviso amarelo devido ao vento (das 17:00 às 21:00) e agitação marítima (das 20:00 de hoje às 05:00 de terça-feira).

Quanto ao grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), estão sob aviso laranja por agitação marítima até às 17:00 de hoje.

Para as ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial também vigora o aviso amarelo por "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada" (até às 11:00 de terça-feira), vento (até às 05:00 de terça-feira) e agitação marítima (das 17:00 de hoje às 05:00 de terça-feira).

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), foi emitido um aviso laranja pelo IPMA devido ao vento e por agitação marítima, que vigorou até às 08:00 de hoje.

São Miguel e Santa Maria estão sob aviso amarelo por precipitação por vezes forte e agitação marítima (até às 23:00 de hoje) e por vento (até às 20:00 de terça-feira).

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Mau tempo causa 13 ocorrências durante a madrugada nos Açores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas