Depois de vários dias de chuva e trovoada em Portugal Continental, prevê-se que, entre hoje e amanhã à tarde, o São Pedro dê uma 'folga'. Porém, como já se sabe, o mau tempo promete voltar com uma nova tempestade.
Chama-se Éowyn e foi já denominada como a pior tempestade do século na Irlanda.
Segundo os meios meteorológicos do país, a tempestade deve chegar à Irlanda ao início desta sexta-feira, prevendo-se "ventos destruidores, ondas significantes e uma pressão à superfície extremamente baixa, à medida que o ciclone-bomba se aproxima da Europa Ocidental. A tempestade Éowyn trará ventos de quase 200 km/h para a costa ocidental da Irlanda".
O presidente do Grupo Nacional de Coordenação de Emergências (NECG) da Irlanda afirma que esta será "perigosa, destrutiva" e uma das tempestades "mais severas que a Irlanda já viu", refere o The Irish Times.
A tempestade deve chegar a Portugal no final do dia de amanhã agravando-se na madrugada de sábado. Já a partir da noite de sexta-feira serão emitidos alertas amarelos.
O alerta amarelo visa, amanhã, sobretudo, o Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga, zonas onde se prevê uma forte agitação marítima e forte precipitação. Já Lisboa, Leiria e Coimbra estão em alerta apenas devido à agitação marítima. No sábado, toda a zona litoral do país estará sob o mesmo aviso por causa da agitação marítima.
Já as temperaturas manter-se-ão, com mínimas de 5ºC na Guarda e Bragança e máximas entre os 15ºC e os 16ºC em todo o país.
Leia Também: Cansado da chuva? Vai diminuir, mas regressa sábado com (nova) depressão