O aviso é da PSP. Esta quinta-feira, esta força de segurança recorreu às suas redes sociais para fazer um esclarecimento sobre a classificação dos sistemas de retenção.
"As nossas crianças devem ser SEMPRE transportadas num sistema de retenção homologado e adequado ao seu tamanho e peso criando deste modo condições para uma viagem segura", começa por escrever a polícia.
Segue-se um exemplo que pode ser encarado de forma preocupante. "No caso de colisão a 50 Km/h, para uma criança que não esteja devidamente protegida, equivale a uma queda de um terceiro andar".
Assim, recomenda que se cumpram as regras de retenção de menores, cujas principais preocupações, para crianças com menos de 12 anos e altura inferior a 135 cm, se devem focar em:
• Utilizar uma cadeirinha (sistema de retenção) homologada e adaptada ao peso e altura da criança
• Ler atentamente as instruções de montagem e de utilização, para que fique bem instalada
• Fixar bem a cadeirinha à estrutura do veículo, através dos cintos de segurança, em três pontos, ou através de sistema ISOFIX
• As precintas da cadeirinha devem estar sempre corretamente apertadas, sem folgas, embora garantindo o conforto da criança
A PSP recomenda ainda, sempre que possível, que se "opte pela compra de uma cadeirinha nova e não por uma usada, precavendo falhas de segurança pelo desgaste ou eventual acidente".
Leia Também: Detidos 4 suspeitos de tráfico e mais de 270 doses de droga apreendida