A Câmara Municipal de Lisboa (CML) publicou, esta quinta-feira, um vídeo no qual mostra o trabalho de limpeza a ser desenvolvido nas ruas da capital.
"Estamos a limpar a cidade. Lisboa limpa sim! Precisamos de todos, contamos com todos", escreveu a autarquia na rede social X (antigo Twitter).
Note-se que a publicação surge cerca de um mês depois de uma greve ter deixado as ruas com 'montanhas' de lixo, situação que, por sua vez, fez com que as redes sociais ficassem inundadas de queixas.
Estamos a limpar a cidade.#Lisboa limpa sim! Precisamos de todos, contamos com Todos. pic.twitter.com/DDRbddbS2w
— Lisboa (@CamaraLisboa) January 23, 2025
A par das queixas, utilizadores das redes sociais partilhavam imagens, criticando a autarquia: "A cidade de [Carlos] Moedas", escrevia uma utilizadora. Outros utilizadores e imagens mostravam os caixotes do lixo cheios, assim como os resíduos no chão.
A situação motivou bastante descontentamento, já que a greve se passou na época natalícia, assim como na altura da passagem do ano.
A greve em questão foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), que justificam o protesto com a ausência de respostas da Câmara de Lisboa aos problemas que afetam o setor, em particular ao cumprimento do acordo celebrado em 2023, que prevê, por exemplo, obras e intervenções nas instalações. A greve teve uma "forte adesão", tendo havido depois da paragem dos trabalhadores um reforço para "mitigar os efeitos" da mesma.
Leia Também: Lisboa reforça circuitos de recolha de lixo para mitigar efeitos da greve