A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu apreendeu 1.750 quilos de amêijoa-japonesa, no concelho de Aveiro, a 24 de janeiro.
A apreensão ocorreu na sequência de “uma ação de fiscalização destinada a garantir o cumprimento das normas de comercialização e transporte de moluscos bivalves vivos”, nas quais os elementos da GNR “inspecionaram uma viatura que transportava amêijoa-japonesa”.
“No seguimento da fiscalização foi possível verificar que a amêijoa-japonesa transportada apresentava dimensões inferiores às legalmente estabelecidas, motivo que levou à apreensão do produto”, complementou a força de segurança, num comunicado enviado esta segunda-feira às redações.
Foi também identificado o condutor do veículo, um homem de 32 anos, e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima que pode atingir os 125 mil euros.
Após uma verificação higiossanitária, os bivalves serão destruídos.
Esta ação da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, contou com o reforço do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Coimbra.
Leia Também: Polícia Marítima resgata 16 migrantes na Grécia. Dez eram criança