"Com uma taxa de execução de 100%, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) destruiu, durante o ano de 2024, um total de 345 ninhos de vespa velutina (conhecida como vespa asiática) no concelho de Cabeceiras de Basto, o que significa uma redução da expansão da vespa em 46% relativamente ao ano de 2023", refere a câmara, em comunicado.
Segundo o município, "do total de vespeiros intervencionados, registou-se a desativação de 291 ninhos definitivos e de 54 ninhos primários, na sua maioria localizados no topo das árvores".
"Quanto à metodologia de controlo de população invasora, foram monitorizadas 357 armadilhas entomológicas tendo sido registada a captura de 3081 exemplares (2172 vespas fundadoras e 909 obreiras), números divulgados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil no seu Relatório de Execução Operacional referente ao ano transato", lê-se no comunicado.
A Plataforma Municipal Portalvespa permite efetuar uma gestão centralizada dos avistamentos e agilizar o processo de eliminação, bem como monitorizar anualmente a distribuição e expansão da vespa asiática no concelho.
Leia Também: Câmara de Matosinhos eliminou 488 ninhos de vespa asiática em 2024