Rui Paulo Sousa é adjunto da Direção Nacional do Chega, responsável pela secretaria-geral, juntamente com Pedro Pinto, que é também o líder parlamentar do partido.
Com 57 anos, é empresário de profissão. Foi eleito deputado do Chega pela primeira vez nas eleições legislativas de 2022, quando foi segundo na lista de candidatos pelo círculo de Lisboa, que foi encabeçada pelo presidente do partido, André Ventura.
Nas últimas legislativas, em 2024, renovou o mandato de deputado, depois de ter ocupado o mesmo lugar na lista por Lisboa.
Rui Paulo Sousa é também vice-presidente da bancada parlamentar do Chega e presidente da comissão de inquérito ao caso das duas crianças luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria, em 2020, com um dos medicamentos mais caros do mundo.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2021, o Chega candidatou à presidência da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa, que foi vice-presidente do partido mas tornou-se crítico de André Ventura, e acabou mesmo expulso do partido, decisão que foi depois revertida pelo Tribunal Constitucional.
Nessas eleições, o Chega conseguiu 3.375 votos, equivalente a 5,44 %, falhando a eleição de vereadores na Amadora, autarquia liderada pelo PS.
Leia Também: Rita Matias será candidata do Chega à Câmara de Sintra