A maioria dos portugueses sabe o nome do primeiro-ministro, mas desconhece os nomes de grande parte dos ministros do seu Governo, segundo uma sondagem da Pitagórica para a TSF, JN, TVI e CNN Portugal.
A sondagem revela que 85% dos inquiridos sabe que o primeiro-ministro se chama Luís Montenegro. No entanto, a segunda figura com maior notoriedade é o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que, ainda assim, só foi reconhecido por 28% dos entrevistados.
O terceiro mais conhecido é Nuno Melo, ministro da Defesa, nomeado corretamente por 19% dos inquiridos, seguido da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, também com 19%, e da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, com 14%.
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, foi protagonista do primeiro Orçamento do Estado deste Governo, mas só foi reconhecido por 12% dos inquiridos.
Todos os outros membros do XXIV Governo Constitucional estão abaixo dos dois dígitos de notoriedade. Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, regista 9%, Leitão Amaro, ministro da Presidência, 8%, Fernando Alexandre, ministro da Educação, 7%, e Margarida Blasco, ministra da Administração Interna, 6%.
Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, é reconhecido por apenas 5% dos inquiridos. A mesma percentagem apresentam Pedro Reis, ministro da Economia e José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura.
A ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, consegue apenas 4% e Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente, 3%.
Seguem-se Dalila Rodrigues, ministra da Cultura, com 3%, Manuel Castro Almeida, ministro da Coesão Territorial, com 2%, e Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, também com 2%.
Desempenho político: Fernando Alexandre lidera
As coisas mudam quando se fala de desempenho político e de comparações com o anterior Executivo. No topo da lista está o ministro da Educação, Fernando Alexandre, com 21 pontos percentuais de saldo positivo, à frente de Luís Montenegro (+16p.p). Logo depois está ministro das Finanças (+15p.p), a ministra da Justiça (+15p.p) e a ministra da Juventude (+13p.p).
A sondagem revela que apenas duas ministras tiveram uma classificação pior quando comparadas com o Governo anterior: Dalila Rodrigues, ministra da Cultura (-1p.p) e Ana Paula Martins, ministra da Saúde (-11p.p).
Já sobre se mantinham ou substituíam os atuais ministros, só a ministra da Saúde não passou no teste, com uma taxa negativa de aprovação (-7p.p).
Leia Também: Sondagem: AD voltaria a ganhar. Com polémicas, Chega mantém e BE cai