Cirurgia geral do Amadora-Sintra "é um caso particularmente grave"

Bastonário da Ordem dos médicos, Carlos Cortes, diz que não foi dada à ordem qualquer explicação para o despedimento da administração.

Notícia

© Carlos Pimentel/Global Imagens

Notícias ao Minuto
10/02/2025 09:25 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Carlos Cortes

A ministra da Saúde reúne-se hoje com o bastonário da Ordem dos Médicos para analisar a situação no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, depois de o Conselho de Administração ter apresentado a demissão na semana passada.

 

O bastonário confirma que esta unidade de saúde "tem um conjunto de problemas como muitos hospitais deste país, mas o caso da cirurgia geral é um caso particularmente grave".

Carlos Cortes garantiu que a Ordem tem acompanhado a situação "mas que o hospital não aproveitou a ajuda que disponibilizou", motivo pelo qual acredita que o Hospital Amadora-Sintra se encontra nesta "situação delicada", em que "a falta de recursos humanos, sobretudo médicos, tem sido o fator principal dos problemas".

Segundo o bastonário, a Ordem não estabeleceu nenhuma conversa com o Conselho de Administração sobre a demissão, não lhes tendo sido transmitida qualquer informação sobre o despedimento da semana passada.

"A demissão não resolveu o problema e por isso é que aqui estamos hoje", considerou, referindo que um dos principais objetivos da reunião é perceber "quais são as soluções para este problema". 

Recorde-se que ainda antes da demissão, Carlos Cortes já tinha pedido uma reunião com a ministra da Saúde pois já considerava que o Conselho de Administração não conseguia dar resposta à falta de profissionais.

Na segunda-feira passada, o diretor do serviço de ULS Amadora-Sintra demitiu-se do cargo. Já na quinta-feira, depois de ter garantido que se manteria em funções, os membros do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde apresentaram a sua demissão à ministra da Saúde e ao diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.

Leia Também: Ministra aceita pedido de demissão da administração do Amadora-Sintra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas