Politécnico quer ter mais 291 camas para estudantes até 2026 em Leiria

O Politécnico de Leiria quer ter mais 291 camas para estudantes até junho de 2026 na cidade de Leiria, onde tem três das suas cinco escolas, foi hoje anunciado.

Notícia

© Facebook

Lusa
10/02/2025 13:59 ‧ há 11 horas por Lusa

País

Politécnico de Leiria

Atualmente, na capital de distrito, o Politécnico dispõe de 445 camas (433 camas junto aos Serviços Centrais do instituto a que se somam 12, estas numa parceria com a Câmara de Leiria).

 

Com a consignação, hoje, das empreitadas de renovação do complexo de residências junto àqueles serviços (mais 25 camas) e da construção da nova residência (165), nas imediações, o número aumenta para 190 camas. Acrescem as camas a disponibilizar no futuro no edifício Santo Estêvão, no total de 101.

Os três investimentos somam cerca de 16,1 milhões de euros, enquadrados no Plano Nacional de Alojamento do Ensino Superior, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Na cerimónia de assinatura dos autos de consignação das duas empreitadas, o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, explicou que, no caso das obras de renovação do complexo, de quatro blocos, o "objetivo é efetuar a sua recuperação integral", melhorando o conforto e promover a eficiência energética, além da "readaptação dos espaços e uma otimização do funcionamento".

"Esta empreitada irá ser efetuada de forma faseada, edifício a edifício, para mitigar de alguma forma o impacto que teria uma intervenção nos quatro edifícios e baixar, radicalmente, a capacidade de camas em Leiria", referiu Carlos Rabadão.

Segundo o presidente do Politécnico, "como alguns dos estudantes que lá estavam alojados acabaram por ter de encontrar outras soluções, foi disponibilizado um complemento de alojamento", para "colmatar financeiramente o valor acrescido que os jovens" têm de suportar para arrendarem quartos na cidade, a preços que "não estão nada baixos".

"Foi, igualmente, estabelecido um protocolo de cooperação com a Ordem Franciscana, que nos disponibiliza também aos nossos estudantes alguns quartos a preços acessíveis", declarou.

Quanto à futura residência, denominada "Nova Leiria", o responsável do Politécnico esclareceu que "se organizará em cinco pisos", com "83 novos quartos, num total de 165 camas". Vai contemplar também "zonas de refeição, áreas de estudo, convívio, pequenos ginásios" e lavandarias, entre outros espaços.

No discurso, no qual enumerou outros investimentos relacionados com alojamento estudantil nas cidades onde o Politécnico está presente, Carlos Rabadão apontou ainda, na cidade de Leiria, "a reabilitação e reconversão do antigo edifício de Santo Estêvão".

"Esta obra encontra-se em fase de concurso público, pela segunda vez, uma vez que no primeiro concurso realizado não se apresentaram propostas dentro do preço base da empreitada", declarou, assumindo que, mais uma vez, o Politécnico "terá, igualmente, de realizar um reforço do orçamento com recurso a receitas próprias".

Na cerimónia, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, assinalou que "a oferta de habitação estudantil acessível e de qualidade é essencial para tornar o Politécnico ainda mais atrativo e competitivo na captação de futuros" alunos, manifestando total disponibilidade da autarquia para colaborar neste processo.

"Entendo que a cooperação entre o município de Leiria e o Politécnico é essencial para o crescimento do ensino superior no concelho, pelo que reafirmo, em nome do município, o nosso compromisso, não apenas na valorização da instituição, mas também na concretização do seu importante objetivo de evolução para universidade", acrescentou Gonçalo Lopes.

O Politécnico de Leiria tem cinco escolas superiores (três em Leiria, uma nas Caldas da Rainha e outra em Peniche), além de núcleos de formação e unidades de investigação. A sua comunidade académica é constituída por mais de 15.500 pessoas: 14.000 estudantes e cerca de 1.650 professores, investigadores, técnicos e administrativos.

No total, está presente em oito cidades da região de Leiria e do Oeste.

Leia Também: Irregularidades com bolsas Erasmus? Politécnico de Leiria investiga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas