Um homem de 39 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por ser suspeito da prática do crime de furto em estabelecimento, no Aeroporto de Lisboa. De acordo com a autoridade, o indivíduo furtou dezenas de perfumes, avaliados em mais de 18 mil euros.
Em comunicado, divulgado na segunda-feira, a PSP adiantou que os agentes "detetaram um movimento estranho e repetido várias vezes" pelo indivíduo, que entrava para embarque e saía de seguida.
A autoridade apurou que então que o suspeito, "na posse de cartão de embarque para voo, furtava artigos nas lojas da área internacional do aeroporto e depois saía com os mesmos".
No total, foram "reportados dois ilícitos de furto de perfumes". Num dos casos, a 30 de janeiro, o suspeito entrou na fronteira e voltou a repetir o ilícito, mas, quando se preparava para abandonar o aeroporto, foi "abordado, transportado para as instalações policiais e questionado sobre o conteúdo das suas bagagens".
O homem, para tentar "iludir os polícias", disse que havia comprado os perfumes no Dakar, em Senegal. Ainda assim, a PSP decidiu contactar o representante legal das lojas Portugal Duty Free do Aeroporto Humberto Delgado, que "confirmou ter diversos perfumes em falta na sua loja localizada na área internacional".
Após verificar os códigos de barras de todos os perfumes, a empresa confirmou que os perfumes eram daquele espaço e que não haviam sido vendidos.
No total, foram "apreendidos 61 perfumes de diferentes marcas internacionais e diferente valor, sendo esta ação de valor superior a oito mil euros".
"Associado aos demais furtos, o valor total dos furtos ascende aos 18.860 euros", explicou a PSP.
O suspeito foi detido, constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, recolhendo às celas de detenção da PSP até ser presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido, na Instância Local Criminal de Lisboa - Secção de Pequena Criminalidade, no Campus de Justiça.
Leia Também: PSP falou com 18 mil alunos sobre utilização irresponsável da internet