Politécnico de Viana sobe para 16,3 milhões novo concurso para residência

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo revelou hoje que "dentro de dias" será lançado o segundo concurso público internacional para a construção de uma residência académica, agora com o preço base de 16,3 milhões de euros.

Notícia

© Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Lusa
11/02/2025 15:20 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Viana do Castelo

Em declarações à agência Lusa, à margem da consignação da obra de reabilitação e reconversão do antigo matadouro de Viana do Castelo em espaço de cocriação, experiências artísticas e aplicações criativas de tecnologias emergente, Carlos Rodrigues explicou que o primeiro procedimento foi anulado, porque os concorrentes apresentaram propostas com preços superiores ao preço base, na altura de cerca de 15 milhões de euros.

 

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) adiantou que a abertura do segundo concurso depende de validação da tutela, "o que deverá acontecer nos próximos dias".

Carlos Rodrigues adiantou que o IPVC "tem um financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 14 milhões de euros mais IVA, mas que, face ao aumento do valor base do novo concurso, vai ser a instituição a suportar esse custo.

"O esforço vai ser do IPVC, mas a câmara disponibilizou-se para participar nesse esforço, com cerca de 50%", sustentou.

A construção da nova residência, que vai ficar instalada nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Viana do Castelo, esteve parada mais de um ano e meio devido a uma contestação judicial ao concurso público para a elaboração do projeto.

O "tribunal considerou existir um vício da fórmula de cálculo da competência da equipa projetista", o que obrigou "à reapreciação da seriação dos três candidatos que concorreram".

O impasse foi ultrapassado em janeiro de 2024, sendo que a empresa que tinha ficado em segundo lugar acabou por vencer o concurso público.

O equipamento, que será construído junto à Praia Norte, será dotado de 400 camas, repartidas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos".

Todos "os quartos serão equipados com casa de banho privativa. O novo edifício também terá cantina e bar, centro de saúde, área de 'fitness' e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos".

Com mais de 5.800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo - de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.

Leia Também: Câmara de Viana do Castelo dá luz verde a parque de estacionamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas