O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e as Unidades de Cuidados de Saúde Primários (CSP) integrados na Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, registaram um aumento significativo em todas as áreas de atividade, o que se traduziu no melhor desempenho de sempre, revelou a administração, esta sexta-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Durante o último ano foram assim realizadas 21.726 cirurgias, um crescimento de 14% em relação a 2023.
Registou-se ainda um aumento significativo de 27% do número total de partos, totalizando 3.330 partos.
O ano de 2024 apresenta também um novo máximo histórico no número de consultas, totalizando 384.091, tendo sido efetuadas mais 25.378 consultas face a 2023, o que corresponde a uma subida de 7%.
Todos os Serviços de Urgência mantiveram uma procura elevada, com 203.570 admissões.
A Urgência Geral registou um ligeiro aumento de 1% face a 2023, traduzindo-se em mais 1.384 admissões.
A integração das Urgências de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia no projeto de Urgência Referenciada revelou, segundo o HFF, "ser um sucesso", contribuindo para uma redução global de 4.327 admissões, com a maior descida registada na Urgência Pediátrica.
Já o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Algueirão – Mem Martins registou um crescimento significativo de 11% com mais 4.799 admissões do que em 2023 e um aumento de 10.780 admissões comparativamente a 2022.
Nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), foram realizadas 1,3 milhões de consultas médicas, cerca de 637 mil consultas de enfermagem e mais de 25 mil consultas realizadas por outros profissionais, o que representa uma produção global de mais 11 mil consultas face a 2023.
Realça ainda a mesma administração que houve um "esforço das equipas no aumento da resposta em proximidade, com a realização de cerca de 47,5 mil consultas domiciliárias médicas e de enfermagem (aumento de 17,5%)".
De acordo com o Amadora-Sintra "o crescimento dos recursos humanos foi essencial para o desenvolvimento da ULS. Antecipando-se também a deslocalização de profissionais para o Hospital de Sintra, o HFF reforçou a sua equipa e tem à data de hoje mais 244 novos profissionais, incluindo 47 Enfermeiros, 45 Médicos Internos, 44 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT), 37 Assistentes Operacionais/Técnicos de Apoio à Saúde (TAS) e 35 Assistentes Técnicos, aumentando a capacidade de resposta em diversas áreas. Também nos Cuidados de Saúde Primários houve reforço de profissionais (CSP) contando globalmente com 1.131 profissionais nas diferentes categorias".
Este crescimeno reflete, segundo o HFF, "a confiança das famílias na instituição e a capacidade da equipa hospitalar em responder com excelência às necessidades da população".
Leia Também: IGAS critica perito que analisou alegada má prática médica no Amadora-Sintra