O comodoro Alexandre Gamurça Serrano, da Marinha Portuguesa, entregou o comando da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR) – Operação Atalanta ao contra-almirante Davide Da Pozzo, da Marinha Italiana, esta quinta-feira.
A cerimónia, que ocorreu no Djibouti, contou com a presença de várias autoridades diplomáticas e militares das forças que operam na região, entre elas o secretário da Embaixada de Portugal em Adis Abeba, Hugo Bastos da Silva, que representou o Estado português.
A Marinha salientou, em comunicado, que “Portugal mantém a sua presença na missão EUNAVFOR – Operação Atalanta”, ao fim de “mais de quatro meses de missão, iniciada a 15 de outubro”.
“O capitão-de-mar-e-guerra Folgado Bargado assume agora as funções de chefe do Estado-Maior da 49.ª rotação da força, reforçando o compromisso nacional para com a segurança marítima na região”, explicou.
O organismo esclareceu ainda que esta operação da UE destina-se à “segurança marítima no Oceano Índico, com especial enfoque no combate à pirataria e na proteção do tráfego marítimo internacional”.
Leia Também: Quase 200 paraquedistas da Força Aérea participam em exercício "inédito"