Marcelo promulga diploma que extingue conselhos fiscais das ULS

O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que extingue os conselhos fiscais das Unidades Locais de Saúde (ULS), uma medida que vai permitir uma poupança anual de cerca de 1,3 milhões de euros.

Notícia

© Rita Franca/NurPhoto via Getty Images

Lusa
24/03/2025 21:07 ‧ há 2 dias por Lusa

País

Presidente da República

Uma nota publicada no 'site' da Presidência indica que Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma que altera o decreto-lei do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), "com a extinção dos conselhos fiscais enquanto órgão dos estabelecimentos de saúde, E. P. E.".

 

Para além do conselho de administração, do fiscal único e do conselho consultivo, o Estatuto do SNS, publicado em agosto de 2022, determinava que os órgãos dos estabelecimentos de saúde incluam também os conselhos fiscais.

Esta alteração foi aprovada no Conselho de Ministros de 07 de março, com o Governo a justificar a extinção dos conselhos fiscais "no seguimento do plano de reavaliação dos ganhos de eficiência e de qualidade".

Na altura, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, adiantou que a medida previa a eliminação de cerca de 120 cargos de conselhos fiscais das várias ULS, gerando uma poupança estimada de 1,3 milhões de euros por ano e acabando com redundâncias.

Leia Também: Marcelo dá 'ok' a valores da prestação para inclusão e CSI equiparados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas