"A presença da GNR [Guarda Nacional Republicana] em Timor-Leste desde 2000 contribuiu significativamente para a criação da paz e estabilidade no país", disse, em tétum, o superintendente timorense, no final de um encontro com o comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso, que se encontra a realizar uma visita a Díli, que termina sexta-feira.
O comandante-geral da polícia timorense destacou também o apoio dado pela GNR na formação de elementos daquela força de segurança.
"Muitas das formações oferecidas, especialmente às unidades especiais nos últimos anos, têm sido fundamentais. A nossa equipa técnica recebeu formação em escoltas e no setor de explosivos, o que tem sido um grande apoio para o trabalho das nossas unidades especiais", explicou o superintendente Henrique da Costa.
O comandante-geral da PNTL pediu também à GNR para formação os agentes que vão ser promovidos na quinta-feira no âmbito das celebrações do 25.º aniversário daquela força policial.
O tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso destacou que o encontro serviu para trabalhar vários aspetos, nomeadamente a cooperação.
"Falámos do passado, do presente, mas acima de tudo falámos do futuro, que é continuar a aprofundar os laços de cooperação entre as duas forças policiais" e incluir "novas áreas de cooperação", nomeadamente na área das fronteiras, ambiente e policiamento comunitário.
No âmbito do programa da visita, o tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso esteve também hoje reunido com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e com o ministro do Interior, Francisco Guterres, terminando o dia com uma cerimónia comemorativa dos 25 anos da presença da GNR em Timor-Leste.
Na quarta-feira, da agenda consta uma missa de homenagem à PNTL e de agradecimento à GNR e encontros com o ministro da Defesa, Donaciano do Rosário Gomes (Pedro Klamar Fuik), com o chefe das forças de defesa, tenente-general Falur Rate Laek, e com o secretário de estado da Proteção Civil, Domingos Mariano Reis.
Na quinta-feira, o comandante-geral da GNR participa nas celebrações do 25.º aniversário da criação da PNTL, durante a qual será condecorado com o grau Insígnia da Ordem de Timor-Leste.
A GNR começou a sua cooperação com Timor-Leste em 2000 no âmbito da participação em diversas missões de manutenção de paz, tendo em 2009 iniciado a cooperação técnico policial.
Leia Também: Comandante-Geral da GNR em Timor-Leste para reforço da cooperação