A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou a suspensão imediata da comercialização e recolha de um lote do medicamento usado para o tratamento da epilepsia e na profilaxia da enxaqueca Topiramato Teva.
Em causa está o Lote 16520123 do medicamento Topiramato Teva, 200 mg, comprimido revestido por película, - nº de registo 5108576 - 60 comprimidos.
"Por terem sido detetados valores fora das especificações do parâmetro 'Doseamento' da substância ativa, o Infarmed determina a recolha do Lote 16520123 do medicamento Topiramato Teva, 200 mg, comprimido revestido por película - nº de registo 5108576- 60 comprimidos, com o prazo de validade 09/2026 do titular de autorização de introdução no mercado Teva Pharma – Produtos Farmacêuticos, Lda.", lê-se numa circular informativa, de 7 de abril.
Assim, o Infarmed "determina a suspensão imediata da distribuição deste lote".
Face ao exposto, as entidades que possuam este lote de medicamento em stock "não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução".
Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote "não devem interromper o tratamento". Logo que possível, "devem solicitar a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo".
Leia Também: Fibrose quística? Infarmed alarga medicamento a crianças dos 2 aos 5 anos