"Movimento é imprevisível". Retomadas buscas por desaparecido na Caparica

O comandante admitiu que é "extremamente difícil" saber onde se poderá encontrar o jovem de 16 anos.

Notícia

© Autoridade Marítima Nacional

Notícias ao Minuto
09/04/2025 09:04 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto

País

Costa da Caparica

As buscas pelo jovem de 16 anos que desapareceu, numa praia da Costa da Caparica, em Almada, na terça-feira ao final da tarde, foram retomadas esta quarta-feira de manhã, a partir das 8h00. O comandante da Capitania do Porto de Lisboa, Paulo Vicente, admitiu que é "extremamente difícil" saber onde se poderá encontrar "porque o movimento de qualquer corpo a meia água é imprevisível".

 

"Numa primeira linha vamos ter meios da Estação Salva-vidas da Capitania de Lisboa e Cascais, que se vão revezar ao longo do dia. Aproveitámos a oportunidade de ter um navio da Marinha que está a colaborar connosco numa segunda linha. Vamos ter o LH101 que a meio da manhã, que vai tentar encontrar este jovem desaparecido e também um drone da Polícia Marítima de Lisboa, no sentido de partirmos da linha da areia para fora e depois para Norte e Sul, para cobrirmos a maior zona possível”, detalhou, em declarações aos jornalistas, Paulo Vicente.

Nas buscas, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Lisboa, estão empenhados, por mar, tripulantes da Estação Salva-vidas da Capitania do Porto de Lisboa e da Estação Salva-vidas de Cascais, elementos dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas e o navio NRP Tejo da Marinha Portuguesa, adianta a AMN em comunicado.

As buscas vão começar pela zona da praia do Dragão Vermelho, mas depois vão expandir-se.

"O meio aéreo é excelente para se visualizar uma área maior. O facto de termos um drone também, dá-nos maior autonomia. O perímetro é grande. A experiência diz-nos que pode acontecer ser encontrado nas primeiras horas ou dias depois", acrescentou o comandante.

Na terça-feira, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) tinha adiantado que um jovem de 16 anos desapareceu depois de ter "entrado em dificuldades na água", na praia do Dragão Vermelho, tendo sido iniciadas operações de busca com vários meios marítimos, terrestres e aéreos.

Nesta ocorrência, um outro jovem saiu da água pelos próprios meios, tendo outro sido resgatado pelos nadadores-salvadores do projeto 'Praia Protegida', da Câmara Municipal de Almada", no distrito de Setúbal.

"O terceiro jovem, acabou por desaparecer no mar, tendo sido de imediato iniciadas buscas no local", acrescentou a AMN.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.

A AMN registou na terça-feira 45 ocorrências no mar que envolveram 50 pessoas em todo o país

Aconselham a que sejam evitados comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada, que as crianças sejam vigiadas permanentemente, mantendo-as sempre próximas de um adulto, que os utilizadores não virem as costas ao mar e mantenham sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.

Leia Também: Jovem desaparecido na Caparica. Buscas reforçadas na manhã de 4.ª-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas