Semanas depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter alertado para a forte presença de caravelas-portuguesas de Sintra ao Algarve, a presença destes organismos continuam 'em peso' nas praias portuguesas.
O IPMA partilhou, esta quarta-feira, um alerta deixado pelo observatório GelAvista, que no domingo fez um balanço da situação.
"Esta semana a caravela-portuguesa continuou a ser avistada. Recebemos registos desde o concelho de Vila Real de Santo António ao concelho de Marinha Grande e também no arquipélago da Madeira", lê-se na nota, que dá conta do avistamento de outros organismos semelhantes.
Na publicação, o observatório apontou também que "a veleiro (espécie 'velella velella') também está a ser avistada nos mesmos locais e em grandes números, sendo especialmente impressionante um avistamento no mar, ao largo do Cabo Carvoeiro."
Consulte onde foram atualizados estes organismos na publicação abaixo:
O mesmo observatório relembra também esta quarta-feira sobre o que deve fazer se se deparar com algum destes animais. Algumas das indicações podem ser consultadas aqui, e outras abaixo:
Leia Também: IPMA alerta para Caravelas Portuguesas em praias de Sintra até ao Algarve