Atenção que o arroz de pato pode ser perigoso

O arroz de pato é um dos seus pratos favoritos? Mas sabe realmente como cozinhá-lo? Tenha atenção porque este é um dos pratos que mais provoca gastroenterite e outros tipos de intoxicações, noticia o jornal i. Mas o sashimi também não fica atrás, cerca de 63,9% apresenta graves problemas de higiene.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
02/10/2014 11:05 ‧ 02/10/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Bactéria

Há pratos que não dispensa por nada? Tenha atenção que o arroz de pato e o sashimi podem provocar-lhe toxi-infecções alimentares.

Também o arroz em geral, saladas de massa ou pastéis de bacalhau constituem um risco para a saúde por envolverem o manuseamento de ingredientes crus e cozinhados ou por em algum momento terem sido mal lavados.

Não nos podemos esquecer que existem bactérias que conseguem viver à temperatura ambiente e que podem não morrer na cozedura ou no forno, ou seja, a sua comida já está contaminada.

Margarida Saraiva, do Laboratório de Microbiologia de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) apelou para um reforço na prevenção e também na investigação dos casos.

Estima-se que os portugueses tenham 3,5 milhões de episódios de diarreia, além de nos últimos anos terem dado entrada nos hospitais quatro mil a seis mil casos de gastroenterite.

“Quando são problemas individuais as pessoas não se queixam”, diz a mesma responsável em declarações ao i, acrescentando que entre 2009 e 2013 apenas foram investigados 65 casos por falta de informação.

Relativamente ao sashimi, um estudo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, baseado em amostras recolhidas em 23 restaurantes, revelou que 63,9% do sashimi apresentava níveis de qualidade microbiológica insatisfatória, ou seja, indiciava um problema de higiene

O jornal i lembra ainda que entrou em vigor um novo sistema de reporte de doenças em tempo real, o SINAVE, que no próximo ano vai passar a ser obrigatório, para ser possível a identificação de mais surtos. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas