Vai aviar receita? Só precisa do cartão de cidadão

Durante os próximos meses as farmácias de todo o país estarão a equipar-se com um novo mecanismo de leitura, que permitirá aviar receitas sem necessidade de papel. Ao invés, essa tarefa ficará por conta do cartão de cidadão.

Notícia

© D.R.

Notícias Ao Minuto
03/02/2015 09:24 ‧ 03/02/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Farmácia

A partir de agosto o papel poderá tornar-se obsoleto na hora de aviar receita. Ao invés, o cartão de cidadão deverá ganhar uma nova função, como realça o Diário Económico.

Nos próximos meses estarão a ser instalados nas farmácias os mecanismos de leitura. Por enquanto, a receita em papel será necessária até esta fase de transição chegar a ‘bom porto’. Mas o plano já está em marcha nalguns lugares.

Como ontem dava conta a Lusa, serão já 100 as farmácias em que este projeto vai arrancar já este mês. Por enquanto os primeiros estabelecimentos com este novo método são distritos como o de Setúbal, Beja, Viana do Castelo e Coimbra. Mas a partir de agosto o ministério quie que todas as farmácias autorizadas do país estejam já a permitir que se aviem receitas recorrendo apenas ao cartão de cidadão.

O objetivo do ministério tutelado por Paulo Macedo passa por um combate mais eficaz à fraude. Como as farmácias terão acesso a uma base de dados de prescrições, será fácil identificar os casos em que se está a tentar aviar a mesma receita duas vezes, por exemplo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas