Os números foram avançados hoje durante a apresentação do CLDS 3G para Aveiro, que será coordenado pela Cáritas Diocesana, em parceria com a Misericórdia local e a Associação de Melhoramentos de Eixo.
Durante a sessão, a vereadora da Câmara de Aveiro, Rosário Carvalho, destacou a importância desta iniciativa, que pretende combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios considerados mais vulneráveis.
"Trata-se de um instrumento de proximidade que permite uma clara e objetiva atuação na criação de medidas de combate a situações de exclusão social, em particular a pobreza infantil, associada aos agregados familiares com crianças e jovens mais fragilizados", disse a vereadora com o pelouro da Ação Social.
Na mesma ocasião, o diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro, José Batalim, defendeu que o CLDS 3G deve centrar-se nos desempregados de longa duração, considerando que "é importante manter estas pessoas com ligação ao mercado de emprego".
"O escalão etário e a permanência na situação de desemprego empurra as pessoas para uma situação que é vista pelas entidades empregadoras como pouco apetecível para contratar. É aqui que o CLDS pode também intervir", referiu.
O CLDS 3G destina-se a toda a população, desde empresários, a desempregados, jovens à procura do primeiro emprego, beneficiários do Rendimento Social de Inserção, pessoas com deficiência e incapacidade, famílias, população ativa e instituições.
De acordo com a entidade organizadora, está previsto um conjunto de 17 atividades, até outubro de 2018, que irão envolver mais de 3.500 pessoas de todas as freguesias do concelho.
O programa, que arrancou no passado mês de dezembro, tem já a decorrer uma ação denominada "Respostas Psicoeducativas", que pretende ajudar 150 crianças e 50 famílias em situação de carência económica que não tenham recursos para avançar com o apoio psicológico no privado.
Entre as atividades previstas está uma feira anual dirigida aos alunos do 9.º e 12.º anos, onde será apresentada a oferta educativa e formativa de diversas entidades da cidade e região, e cinco eventos de promoção dos produtos de Aveiro com o envolvimento de produtores locais.