"É um plano de ação vocacionado para a cidadania e para a igualdade", disse hoje o secretário de estado das Comunidades Portuguesas na apresentação do novo site do Observatório da Emigração, José Luís Carneiro, no Instituto Superior de Lisboa (ISCTE-IUL).
O objetivo do plano é promover "junto das associações dos portugueses no estrangeiro, junto das instituições representativas desses portugueses, campanhas de sensibilização para a igualdade de género, mas também campanhas de sensibilização para os direitos cívicos fundamentais e para uma maior participação nos atos políticos em Portugal mas também nos atos políticos dos países de acolhimento", explicou o secretário de estado.
Segundo José Luís Carneiro, o plano vai ser aprovado entre junho e julho, para se poderem "lançar as primeiras iniciativas a partir de setembro".
O plano faz parte de um protocolo entre a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e o Alto Comissariado para as Migrações.