Secretário de Estado quer reforçar laços com autoridades canadianas

O secretário de Estado das Comunidades disse à agência Lusa, na sexta-feira, em Toronto, que pretende reforçar os laços com as autoridades canadianas, já que os dois países "partilham os valores humanistas deste século".

Notícia

© Reuters

Lusa
29/10/2016 07:44 ‧ 29/10/2016 por Lusa

País

Comunidade

José Luís Carneiro começou por enaltecer o papel do Canadá, "um país de grande acolhimento, de multiculturalidade e de diálogo inter-identitário, um diálogo muito cosmopolita e muito aberto ao mundo".

"Este espírito que há no Canadá é também um espírito que há em Portugal e queremos cultivar o diálogo com as autoridades canadianas tendo em vista reforçar esses laços de integração e ao mesmo tempo de mensagem para o mundo", afirmou o governante.

O Secretário de Estado das Comunidades falava em Toronto, no seu primeiro dia de visita ao Canadá, onde almoçou com políticos luso-canadianos e jantou na Semana Cultural da Casa do Alentejo de Toronto.

Para o José Luís Carneiro, a mensagem que atualmente, tanto o Canadá como Portugal transmitem ao mundo, sendo ambos países de emigração, é a de que "sabem conceber os valores do humanismo do século XXI".

"Neste século precisamos muito dos valores do humanismo que são praticados pelo Canadá e por Portugal", salientou.

José Luís Carneiro vai reunir-se na segunda-feira, em Otava, com John Mccallum, o ministro Federal da Cidadania, Imigração e Refugiados.

As exigências do governo de Otava nos processos para a residência permanente e a não renovação de contratos sazonais no Programa de Trabalhadores Estrangeiros Temporários, têm deixado muitos dos portugueses no Canadá em situação indocumentada.

Só na Grande Área de Toronto, onde está concentrada grande parte da comunidade portuguesa, calcula-se que existam entre 100 mil a 250 mil imigrantes indocumentados.

"É muito importante que todos aqueles que estão em situação irregular procurem, por diferentes vias, e num diálogo com os nossos serviços consulares, inscreverem-se nos serviços consulares e adotarem uma situação de regularidade neste país", apelou o secretário de Estado.

O governo Federal do Canadá vai revelar no dia 01 de novembro o número de novos imigrantes que pretende acolher em 2017, e vai também anunciar novas medidas que vai efetuar no sistema de imigração.

O secretário de Estado das Comunidades iniciou na sexta-feira em Toronto uma visita oficial à América do Norte, e tem na agenda reuniões com as autoridades locais, visitas aos consulados e encontros com a diáspora.

José Luís de Carneiro vai estar no Canadá até ao dia 02 de novembro. Depois de Montreal, seguem-se visitas a Otava e Vancouver. Viajará depois para São Francisco, nos Estados Unidos, onde vai permanecer até ao dia 05 de novembro.

Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censos 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60 % a 70 % sejam de origem açoriana.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas