No último fim de semana, uma mega-operação contra o terrorismo, em França, culminou na detenção de sete pessoas, cinco em Estrasburgo e dois em Marselha. Entre os detidos há, além da nacionalidade francesa, detidos de orgiem marroquina e afegã.
Esta segunda-feira, em comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária confirmou a detenção de um marroquino, de 26 anos, residente em Aveiro. Este suspeito de terrorismo com nacionalidade marroquina e autorização de residência em Portugal será um dos sete detidos em França.
Chegou a Portugal ainda em 2014, sozinho, e desde o verão do ano passado que já estaria no ‘radar’ das autoridades portuguesas, que alertaram as autoridades francesas.
Conta a SIC que o indivíduo em causa seria, do grupo de sete detidos, o único suspeito de ter ligações ao Daesh. Após a chegada a Portugal terá conseguido uma autorização de residência após ter solicitado o estatuto de refugiado junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Viva no centro de Aveiro mas, estando no espaço Schengen, tinha facilidade em deslocar-se dentro das fronteiras comunitárias.
Nos últimos anos a França foi palco de atentados terroristas reivindicados por partidários do autoproclamado Estado Islâmico.