Terrorista que vivia em Aveiro teria ligações ao Estado Islâmico

Um dos sete suspeitos de planear atentado em França teria residência em Portugal.

Notícia

© Global Imagens

Pedro Filipe Pina
21/11/2016 20:20 ‧ 21/11/2016 por Pedro Filipe Pina

País

Terrorismo

No último fim de semana, uma mega-operação contra o terrorismo, em França, culminou na detenção de sete pessoas, cinco em Estrasburgo e dois em Marselha. Entre os detidos há, além da nacionalidade francesa, detidos de orgiem marroquina e afegã.

Esta segunda-feira, em comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária confirmou a detenção de um marroquino, de 26 anos, residente em Aveiro. Este suspeito de terrorismo com nacionalidade marroquina e autorização de residência em Portugal será um dos sete detidos em França.

Chegou a Portugal ainda em 2014, sozinho, e desde o verão do ano passado que já estaria no ‘radar’ das autoridades portuguesas, que alertaram as autoridades francesas.

Conta a SIC que o indivíduo em causa seria, do grupo de sete detidos, o único suspeito de ter ligações ao Daesh. Após a chegada a Portugal terá conseguido uma autorização de residência após ter solicitado o estatuto de refugiado junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Viva no centro de Aveiro mas, estando no espaço Schengen, tinha facilidade em deslocar-se dentro das fronteiras comunitárias.

Nos últimos anos a França foi palco de atentados terroristas reivindicados por partidários do autoproclamado Estado Islâmico. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas