Fernando Negrão contra ensino da Constituição na escola

O deputado social-democrata Fernando Negrão, que preside à Comissão de Assuntos Constitucionais, considera que a proposta do partido Ecologista ‘Os Verdes’, para que a Constituição seja ensinada aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, é “excessiva” devido à “carga ideológica” da lei fundamental.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
16/05/2013 12:35 ‧ 16/05/2013 por Notícias Ao Minuto

País

PSD

Na opinião do deputado do PSD, Fernando Negrão, a proposta do partido Ecologista ‘Os Verdes’ para que a Constituição seja ensinada aos alunos do 3º ciclo e do secundário, que vai ser debatida esta tarde no Parlamento, deve ser rejeitada porque “vai longe de mais para alunos que estão em início de formação”.

“É excessivo começar com a leitura e o estudo da nossa Constituição. Tendo uma carga ideológica forte porque é uma Constituição datada, acho que os alunos devem começar com uma aproximação ao estudo dos princípios constitucionais, ao estudo daquilo que são as constituições comparadas, e depois, então, numa fase mais avançada, fazer um estudo da Constituição”, justifica Fernando Negrão, em declarações à rádio TSF.

Neste sentido, o social-democrata lançou um “apelo ‘aos Verdes’ no sentido de adaptar a proposta a um ensino em etapas relativamente ao Direito Constitucional” para “não começar logo pela Constituição mas pelos princípios constitucionais”.

Também na antena da TSF, a deputada dos ‘Verdes’, Heloísa Apolónia, defende que “constatando que há um desconhecimento generalizado relativamente aos conteúdos da Constituição”, os ‘Verdes’ não pretendem “obviamente que os jovens portugueses conheçam de cor os 296 artigos da Constituição, o que é perfeitamente inconcebível”, mas sim que e “tendo em conta a idade destes jovens, e a sua capacidade de aprendizagem e conhecimento, haja uma abordagem da Constituição em função da sua idade” para que “tenhamos cidadãos mais conhecedores da lei fundamental do País”.

A proposta de 'Os Verdes’ que vai ser debatida pelos partidos esta tarde conta já, segundo o jornal i, com o chumbo dos partidos da maioria, PSD e o CDS.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas