Série 'Morangos com Açúcar' estudada nos EUA: Caso de "histeria coletiva"

Em 2006, centenas de crianças sofreram sintomas de alergia. O culpado? 'Morangos com Açúcar.' A telenovela, não a sobremesa.

Notícia

© Facebook/ Tiago Castro

Carolina Rico
13/03/2017 11:15 ‧ 13/03/2017 por Carolina Rico

País

Estados Unidos

 

Aconteceu em 2006. Mais de 300 crianças receberam em simultâneo tratamento hospitalar perante sintomas de alergia – erupções cutâneas, comichão, dificuldade em respirar e tonturas - de origem inexplicável.

Na altura, vários especialistas admitiam que podia tratar-se de um caso de sugestão a reboque da telenovela juvenil ‘Morangos com Açúcar’, em que nos últimos episódios se passava uma situação semelhante.

O fenómeno foi agora analisado pela revista científica do instituto Smithsonian como exemplo de “histeria coletiva”.

A reputada publicação norte-americana descreve assim esta doença psicogénica onde um um ‘gatilho’ psicológico pode levar a sintomas físicos reais.

“A histeria em massa é como uma inversão do efeito placebo. As pessoas podem literalmente ficar doentes com nada mais do que uma ideia”, explica o sociólogo Robert Bartholomew.

O caso de 'Strawberries With Sugar' é especialmente interessante porque, ao contrário do que normalmente acontece nestes casos, não foi a televisão a propagar a ideia de um vírus a partir de um caso existente, divulgado nas notícias por exemplo. Foi um caso ficcional a espoletar a ideia, nota o neurologista E. Steve Roach.

Numa era de redes sociais a influência no público pode dar origem a mais surtos de doenças psicogénicas em massa? A questão fica em aberto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas