Aconteceu em 2006. Mais de 300 crianças receberam em simultâneo tratamento hospitalar perante sintomas de alergia – erupções cutâneas, comichão, dificuldade em respirar e tonturas - de origem inexplicável.
Na altura, vários especialistas admitiam que podia tratar-se de um caso de sugestão a reboque da telenovela juvenil ‘Morangos com Açúcar’, em que nos últimos episódios se passava uma situação semelhante.
O fenómeno foi agora analisado pela revista científica do instituto Smithsonian como exemplo de “histeria coletiva”.
A reputada publicação norte-americana descreve assim esta doença psicogénica onde um um ‘gatilho’ psicológico pode levar a sintomas físicos reais.
“A histeria em massa é como uma inversão do efeito placebo. As pessoas podem literalmente ficar doentes com nada mais do que uma ideia”, explica o sociólogo Robert Bartholomew.
O caso de 'Strawberries With Sugar' é especialmente interessante porque, ao contrário do que normalmente acontece nestes casos, não foi a televisão a propagar a ideia de um vírus a partir de um caso existente, divulgado nas notícias por exemplo. Foi um caso ficcional a espoletar a ideia, nota o neurologista E. Steve Roach.
Numa era de redes sociais a influência no público pode dar origem a mais surtos de doenças psicogénicas em massa? A questão fica em aberto.