O dia de ontem ficou marcado por dois ataques de cães a crianças.
Em Leça do Balio, Matosinhos, uma criança foi atacada por um cão de raça considerada perigosa, tendo ficado ferida com gravidade.
Foi transportada para o Hospital Pedro Hispano com ferimentos no couro cabeludo, ombro e numa mão, mas não corre risco de vida.
A menina de quatro anos foi atacada por um Rotweiller que passeava com o dono na rua sem trela, nem açaime.
O ataque aconteceu num momento de confrontação entre o dono e populares, que o chamaram a atenção precisamente por o cão estar em liberdade na via pública.
O dono do animal insurgiu-se e o pai da criança terá começado a tirar fotografias. O homem terá então agredido o pai e por sua vez o cão atacou a menina.
Após o ataque, o dono do cão fugiu mas acabou por ser detido e o animal recolhido no canil municipal. Será hoje ouvido no Tribunal de Matosinhos.
O homem incorre em crimes de ofensa à integridade física negligente (por não ter o animal devidamente açaimado e com trela), ofensa à integridade física (por agressões ao pai da criança) e omissão do dever de auxílio (por ter abandonado o local após o ataque).
Também ontem, em Arouca, um menino de nove anos foi atacado por um cão "arraçado de Serra da Estrela", que pertenceria à família da vítima.
Apesar da gravidade dos ferimentos, - segundo o comandante dos Bombeiros de Arouca "o cão arrancou uma orelha ao miúdo e fez-lhe um corte num ombro e num braço com os dentes" - a criança encontra-se estável no Hospital de São João, no Porto.