Incêndio em Pedrógão Grande fez 19 mortos. Três pessoas morreram por inalação de fumos, no concelho de Figueiró dos Vinhos, e 16 morreram dentro das suas viaturas na estrada que liga Figueiró dos Vinhos a Castanheira de Pêra, tendo sido apanhadas pelo avançar do fogo.
A informação inicial de quatro mortos indicada pela GNR é assim tragicamente revista pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.
Segundo Jorge Gomes, além das 19 vítimas mortais, há ainda vinte feridos, seis dos quais bombeiros, e duas pessoas desaparecidas. Dos 14 feridos civis, dez estão em estado grave e cinco dos seis bombeiros foram retirados do terreno, para serem assistidos.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil confirmou que foram enviadas 13 ambulâncias de socorro para Pedrógão Grande, ao contrário das 30 inicialmente avançadas.
O incêndio que lavra no concelho de Pedrógão Grande desde as 14:00 desta tarde de sábado deixou o concelho em estado de sítio. Não há comunicações, não há eletricidade e alguns habitantes já ficaram sem casa.
O próprio secretário de Estado diz não saber explicar como aconteceu a propagação do incêndio. "Não tem explicação nenhuma", indicou, sublinhando que continua com quatro frentes ativas, três com "uma violência muito grande".