Em comunicado, a Câmara Municipal de Loures (distrito de Lisboa) explica que as assinaturas foram recolhidas no âmbito de uma petição pública que exige a expansão do metropolitano para o concelho.
Parte das assinaturas desta petição (27.666), que foi lançada no dia 05 de junho em formato online e em papel, já tinha sido entregue no Parlamento no dia 20 de julho.
Esta tarde, a autarquia entregou mais 3.648 assinaturas, perfazendo um total de 31.314.
"A autarquia e a população do concelho de Loures exigem o desenvolvimento e a concretização da extensão do metropolitano ao concelho de Loures: por um lado, a Santo António dos Cavaleiros, Loures e Infantado, por outro, à Portela e a Sacavém", refere o texto da petição.
As reivindicações da autarquia surgem na sequência do anúncio feito pelo Governo, segundo o qual o Metropolitano de Lisboa iria ter mais duas estações até 2022, bem como o metro do Porto, com mais três estações, além dos investimentos de cerca de 200 milhões de euros nas linhas da Beira Alta, Douro, Minho, Norte e Algarve.
"Loures é dos concelhos, limítrofes de Lisboa, aquele que não tem nenhuma alternativa eficiente e acessível de transporte em carril, obrigando dezenas de milhares de pessoas a utilizar diariamente o transporte rodoviário, em particular a viatura própria", apontam.