Mau tempo não dá tréguas. Todos os distritos do continente em alerta

Os 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento fortes e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Entretanto, na Madeira, um homem está desaparecido depois de ter sido arrastado por uma onda. As buscas foram retomadas esta manhã.

Notícia

© Getty

Notícias Ao Minuto com Lusa
01/03/2018 08:00 ‧ 01/03/2018 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País

Neve

De acordo com o IPMA, todos os distritos do continente estão hoje e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, vento forte de sudoeste com rajadas ate 100 quilómetros por hora nas terras altas, rodando para oeste.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu estão sob aviso amarelo até sexta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros de altitude.

O IPMA colocou ainda sob aviso laranja os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro até às 21h00 de hoje, passando depois a aviso amarelo, por causa da agitação marítima.

Estão previstas ondas de sudoeste com 05 a 06 metros de altura, podendo chegar aos 12 metros.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado apresentando períodos com menos nebulosidade a partir da tarde, em especial na região Sul, aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, diminuindo de frequência a partir da tarde, queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 600 metros nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

A previsão aponta também para vento moderado a forte do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando temporariamente forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas regiões Centro e Sul em especial durante o início a tarde, sendo forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora, nas terras altas, tornando-se gradualmente moderado partir do fim da tarde.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e subida da temperatura na região do interior Norte.

As temperaturas mínimas vão variar entre 01 grau (na Guarda) e 13 (em Faro) e as máximas entre 08 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Ainda a propósito do mau tempo que se faz sentir e que promete não dar tréguas, de referir que a Proteção Civil registou 637 ocorrências entre as 18h00 de terça-feira e as 23h00 de quarta-feira, sobretudo quedas de árvores e limpeza de vias devido à neve, com Viseu a ser o distrito mais afetado, com 136 ocorrências.

Homem arrastado por onda está desaparecido na Madeira 

Entretanto, um homem está desaparecido nos mares da Madeira depois de ter sido esta noite arrastado por uma onda na Praia Formosa, no Funchal, disse à Lusa o comandante da Zona Marítima da Madeira.

As buscas para o encontrar foram retomadas por terra às 07h00 e por mar às 08h00.

O alerta foi dado por outro casal que acompanhavam o homem e foram logo acionados os meios da Marinha e da Polícia Marítima.

Saliente-se que, devido ao mau tempo que assola a Madeira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso a Madeira sob aviso laranja por causa da agitação marítima forte, prevendo-se ondas de oeste e sudoeste com 05 a 07 metros, podendo chegar aos 14 metros de altura.

A Madeira está também sob aviso amarelo devido até sexta-feira devido à chuva, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada, e vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora.

Na quarta-feira, o mau tempo provocou vários estragos em diversas estruturas nos diversos concelhos na zona sul, casos de Câmara de Lobos, no qual a forte ondulação provocou prejuízos avaliados pelo vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, que visitou a localidade, em 100 mil euros, no cais desta cidade, contígua a oeste do Funchal.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas