As detenções resultaram de várias operações realizadas por militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) em todo o país, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária.
Em comunicado, a GNR informa que foram detidas 32 pessoas, das quais 17 por condução sob o efeito do álcool, oito por condução sem habilitação legal e quatro por tráfico de droga.
Foram ainda apreendidas quatro armas de fogo calibre 6.35 mm, duas espingardas caçadeiras calibre 12 e 35 munições e 60 doses de haxixe.
Nas operações de fiscalização de trânsito, os militares detetaram 660 infrações detetadas, 43 das quais por excesso de velocidade, 32 por falta de inspeção periódica obrigatória, 27 por uso indevido do telemóvel a conduzir e 19 relacionadas com tacógrafos.
Segundo a GNR, 13 infrações deveram-se a anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 10 a condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei, 10 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e oito por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou cadeirinha.
No período das 12 horas, foram registados 118 acidentes, dos quais resultaram um morto, três feridos graves e 10 feridos ligeiros.