O eurodeputado Carlos Zorrinho lançou críticas ao CDS pelo facto de o partido ter demonstrado reservas em relação ao projeto-lei que atribui a todos os ex-Presidentes da República, dois anos após a sua morte, honras de Panteão Nacional.
“Que falta de cultura democrática”, diz o socialista numa publicação feita no Twitter, onde acrescenta: “O CDS tem a democracia no nome mas não se orgulha dela. Se se orgulhasse não hesitaria em homenagear o seu grande símbolo e referência em Portugal”.
Na antena do Fórum da TSF, o líder parlamentar do CDS defendeu que as honras de Panteão deveriam ser determinadas pela “relevância dos feitos em nome de Portugal que certa individualidade” e não de acordo com os cargos que desempenhou”.
Que falta de cultura democrática. O CDS tem a democracia no nome mas não se orgulha dela. Se se orgulhasse não hesitaria em homenagear o seu grande símbolo e referência em Portugal. https://t.co/hcixbwa17y
— Carlos Zorrinho (@czorrinho) July 10, 2018
O centrista ressalvou também que não está em causa “a pessoa Mário Soares”, mas sim "o princípio” daquela que considera ser uma “lei feita à medida”.