O Grupo Parlamentar do PS anunciou esta quinta-feira uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2019 que visa a redução do IVA para 6%, também, no setor da tauromaquia, tendo os deputados socialistas liberdade de voto nesta matéria.
Recorrendo ao Facebook, os deputados Isabel Moreira e Tiago Barbosa Ribeiro já se manifestaram contra esta proposta, anunciando que votarão contra a mesma.
“Uma maioria de deputados do GPPS subscreve esta proposta. Votarei contra. Adiante”, escreveu Isabel Moreira.
No mesmo sentido, Tiago Barbosa Ribeiro sublinhou não estar de acordo com a proposta de incluir os espetáculos tauromáquicos no mesmo lote dos espetáculos culturais que terão redução do IVA e anuncia o voto contra “em linha com a liberdade de voto estabelecida no seio do grupo”.
Esta proposta do PS contraria a visão da própria ministra da Cultura, Graça Fonseca, que no debate do Orçamento do Estado para 2019, recusou descer o IVA de 13 para 6% da tauromaquia e alegou que se trata de uma questão de "civilização".
Numa alusão às diferenças de opinião existentes entre os socialistas, Carlos César adiantou esta quinta-feira que, se a proposta do PS de descida do IVA da tauromaquia for avocada em plenário, os deputados socialistas terão liberdade de voto.
"Em relação à tauromaquia, a nossa posição é basicamente esta: Há uma maioria de deputados [socialistas] expressiva no sentido de incluir a tauromaquia juntamente com as outras valências culturais que diminuirão a sua taxa [de IVA] para 6%, caso dos espetáculos de dança, de teatro e de música nos termos que são constantes na proposta do Governo", declarou Carlos César.