Chamado a comentar aquela que foi a surpresa da noite, Miguel Sousa Tavares não foi propriamente simpático nas referências ao partido liderado por André Silva.
Para o comentador da TVI, o PAN é um “partido que recolhe votos nos meios urbanos”, mas não nos “meios rurais onde toda a gente o detesta”.
“O PAN não tem um voto nos meios rurais [pois] é o partido dos urbano-depressivos, daqueles que acham que os animaizinhos não se podem comer”, atirou o escritor e comentador, acrescentando ainda que os eleitores do partido ecologista são os “vegan, os que só comem alface e verduras”.
Criticando aquela que é a “visão” do PAN – e a qual considera um "erro" – Sousa Tavares admite também que o partido de André Silva “preenche uma grande lacuna” no seio eleitoral português, uma vez que “não há partidos ambientalistas em Portugal”.
Além desta questão, o comentador considera ainda que o “PAN é uma bofetada de luva branca numa coisa que se chama Os Verdes que é um apêndice do PCP que nunca foi a votos por si só” e que “não faz nenhuma política ecologista”.
Para terminar, Sousa Tavares estende as críticas à Direita que, na sua opinião, devia “cavalgar” a questão ecologista, em especial, o “CDS”.