Iniciativa Liberal propõe taxa única de IRS de 15%

O partido Iniciativa Liberal propôs hoje que a taxa de IRS passe a ser de 15% para todos os rendimentos acima dos 650 euros, uma medida que constará do seu programa eleitoral às eleições legislativas de 06 de outubro.

Notícia

© Facebook

Lusa
08/07/2019 11:30 ‧ 08/07/2019 por Lusa

Política

IRS

Em comunicado, este partido antecipa também que "o nível de isenção aumentaria 200Euro por cada filho ou 400Euro por filho para famílias monoparentais". "Com esta medida o partido Iniciativa Liberal pretende garantir que os melhores talentos ficam no país e facilitar aumentos salariais por parte das empresas", lê-se no texto.

Para o partido liderado por Carlos Guimarães Pinto, "com o argumento da progressividade, o que o atual sistema tem feito é impossibilitar as empresas de subir o salário líquido dos trabalhadores, impedindo assim a retenção dos melhores talentos no país e o crescimento da economia"

"Chegou a hora de mudar isso", afirmou o líder do partido Iniciativa Liberal, citado no comunicado, lembrando que esta proposta, "apesar de disruptiva em Portugal, já foi aplicada noutras economias da Europa, nomeadamente na Estónia, que têm crescido a níveis mais elevados que a economia portuguesa nos últimos 20 anos".

E, segundo dados da Pordata, "a economia da Estónia cresceu a mais do dobro do ritmo da portuguesa desde a introdução da taxa única sobre os rendimentos" e "em 2017 ultrapassou Portugal.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas