"Vamos ter semianalfabetos mas com habilitações literárias do 9.º ano"
Deputada da bancada social-democrata comparou a intenção do Governo em acabar com os chumbos até ao 9.º ano de escolaridade com medidas "à moda do antigo leste".
© Miguel Pereira da Silva/Global Imagens
Política PSD
A deputada do PSD Mónica Quintela fez severas críticas à polémica intenção do Governo socialista em acabar com a retenção de alunos até ao final do 9.º ano, ecoando os ataques realizados por Rui Rio a António Costa durante o primeiro debate quinzenal desta legislatura, que decorreu esta quarta-feira.
“Vamos ter semi analfabetos, mas com habilitações literárias do 9.º ano. E como vão prosseguir os estudos sem base?! E é justo para os que estudam?!”, começou por questionar a advogada numa publicação partilhada hoje nas redes sociais.
A deputada, que concorreu às eleições legislativas como cabeça-de-lista do PSD por Coimbra, foi mais longe e comparou a medida do novo programa do Executivo a uma "medida à moda do antigo regime leste".
Mónica Quintela justificou o comentário argumentando que "independentemente do mérito ou trabalho, [os alunos] têm o mesmo resultado".
"O governo a poupar causando prejuízo grave", concluiu.
É de recordar que, ontem, em entrevista à Lusa, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esclareceu alguns pontos sobre a estratégia do Governo para o ensino nesta legislatura. Sobre a polémica medida, o governante sublinhou que o plano de redução de retenções dos alunos não significa a "eliminação administrativa" dos "chumbos", mas sim um trabalho de acompanhamento mais próximo dos estudantes que revelam mais dificuldades.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com