À saída de mais um encontro no Auditório do Infarmed, em Lisboa, para ouvir os especialistas sobre a 'Situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal', a deputada Mariana Silva falou aos jornalistas, deixando desde logo uma palavra aos profissionais de saúde que estejam neste combate a conseguir "bons resultados" e aos "outros trabalhadores que permitem que o país não pare".
Considerando que "as medidas de contenção estão a ter resultados", Os Verdes pedem "aos portugueses mais um esforço para vencermos este momento mau".
No que diz respeito à reabertura das escolas, já "percebemos que há uma dificuldade em abrirem as escolas em abril, poderá em maio isto acontecer mas é necessário trabalhar num caminho para sossegar pais e encarregados de educação", disse.
Para já, vincou Mariana Silva, "o mais importante é que ninguém fique para trás por questões económicas, sociais, geográficas. Cada aluno terá que ter a sua oportunidade para concluir o ano letivo da melhor forma".
A deputada d'Os Verdes marcou presença esta manhã na conferência sobre a situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal', onde foram feitas várias apresentações técnicas por parte de epidemiologistas da DGS, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Escola Nacional de Saúde Pública.
Também presentes estiveram o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, e os restantes líderes partidários com representação parlamentar, e os líderes das confederações patronais e das estruturas sindicais.
À semelhança da semana passada, participaram também os membros do Conselho de Estado, que assistirão à sessão através de videoconferência, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o ministro da Educação, assim como representantes do Conselho Nacional da Educação e do Conselho das Escolas.
[Notícia atualizada às 15h08]